PUB

Pintar o cabelo com hena tem riscos? Quais os cuidados a ter?

14 Mai 2024 - 10:15

Pintar o cabelo com hena tem riscos? Quais os cuidados a ter?

Pintar o cabelo com hena (uma planta da família das litráceas) não é uma prática recente, mas a popularidade desta técnica tem crescido nas redes sociais.

No TikTok, circulam vários vídeos em que se mostra como é suposto preparar a tinta e filma-se todo o processo de coloração até ao resultado final. 

Muitos utilizadores recorrem à hena por considerarem que esta planta confere uma “coloração natural” que “não danifica o cabelo”. Mas será este método eficaz e seguro? Quais os riscos e cuidados a ter?

O que é a hena? 

pintar o cabelo com hena riscos cuidados

Em declarações ao Viral, Alia Ramazanova, médica de clínica geral e especialista em tricologia, começa por adiantar que “a hena (arbusto Lawsonia Inermis) é uma planta que já existe há milhares de anos”.

PUB

O extrato desta planta “já era utilizado pelos faraós, no Antigo Egito”. Segundo a especialista, “triturava-se as folhas desta planta” para se obter um pigmento, que era utilizado como “uma tinta natural”, com “um tom avermelhado”.

Por se tratar de “um pigmento que não danifica as células do nosso organismo, é utilizado para pintar tanto a pele como o cabelo”, prossegue.

Na Índia, “as mulheres têm o hábito de fazerem a coloração da pele das mãos com a hena, em cerimónias”, exemplifica.

Alia Ramazanova explica que a hena “é um produto que pode ser utilizado ao natural”, ou seja, “utiliza-se o pó extraído das folhas” e “misturado com a água”. 

Também há possibilidade de se misturar a hena com “chá ou café, para alterar ligeiramente a tonalidade”, mas nunca se consegue fugir muito dos tons “acobreados e avermelhados”, aponta.

Além disso, existem vários produtos químicos, tintas vendidas no mercado, que “são à base de hena”. Mas, apesar de estas loções serem vendidas como “naturais”, são produtos que têm outros químicos misturados, nomeadamente “clareadores”, esclarece.

A hena é eficaz na coloração do cabelo?

pintar o cabelo com hena riscos cuidados

A eficácia da coloração com hena depende de vários fatores, nomeadamente o tipo e a cor do cabelo e o tempo que a tinta permanece no couro cabeludo.

Em primeiro lugar, salienta Alia Ramazanova, “temos de ter em consideração que a hena natural vai escurecer a tonalidade de cabelo”. Logo, “não faz sentido aplicar” este pigmento “num cabelo muito escuro”, porque “não vai alterar o tom”.

PUB

Neste contexto, a hena só pode ser útil “para dar alguma coloração aos cabelos brancos”, ou se forem utilizadas tintas comerciais com hena” e não a planta ao natural, frisa.

Por outro lado, “num cabelo mais claro, vai-se notar muito bem o pigmento da hena”, se o processo de coloração for bem feito.

Noutro plano, “um cabelo saudável, grosso e forte e que nunca foi exposto a qualquer processo químico vai ficar muito menos tingido do que um cabelo fino, estragado e seco”, destaca.

Além disso, para que a coloração seja eficaz, é necessário seguir as recomendações de aplicação da hena. Segundo a especialista, “o método de aplicação da hena é muito mais demorado e muito mais ‘chato’ do que o método de aplicação de uma tinta comercial”.

Enquanto as tintas comuns são eficazes depois de uma aplicação que demora “entre meia hora e 40 minutos”, no caso da hena, quanto mais tempo se deixar o produto no cabelo, “maior a intensidade da cor”, adianta.

Além de ser necessário “aplicá-la em todo o couro cabeludo e extensão do cabelo e deixá-la atuar durante quatro, cinco ou seis horas”, a pasta (de água com hena) “deve ser preparada várias horas antes da aplicação, para haver uma melhor abertura do extrato”, revela.

Alia Ramazanova avisa que “uma aplicação de meia hora de hena no cabelo não vai dar qualquer tipo de resultado”.

Além disso, depois de se aplicar a hena, ainda é necessário “colocar uma touca ou envolver a cabeça com película transparente”, de modo a criar-se “um ambiente de calor, que promove uma maior penetração do pigmento”.

PUB

A hena fornece uma coloração permanente. Por isso, só é necessário retocar a cor quando se notar alguma diferença entre a cor das raízes e o resto do cabelo.

No entanto, conclui a médica, no momento de uma nova aplicação é essencial deixar a hena durante o mesmo tempo que se deixou da primeira vez, de modo a obter uma cor semelhante.

Quais os cuidados a ter na utilização de hena no cabelo?

Pintar o cabelo com hena riscos cuidados

Utilizar hena pura com o objetivo de dar uma cor diferente ao cabelo pode ser uma técnica eficaz e segura, até porque o extrato desta planta “não contém produtos químicos que podem alterar a estrutura do cabelo”, refere Alia Ramazanova.

Contudo, avisa a médica, “temos de ter em consideração que qualquer produto extraído da vegetação – das folhas, neste caso – pode ter alguns compostos que podem causar algumas reações, como, por exemplo, uma dermatite de contacto”.

Aliás, “fizeram-se vários estudos na Ásia, onde estes produtos são muito utilizados, e há uma percentagem muito elevada da população que é alérgica ao composto químico principal extraído das folhas de hena”, avança a médica.

PUB

De facto, um estudo recente realizado na Coreia do Sul sugeriu que “a utilização de tinta para o cabelo é um fator de risco para a dermatite de contacto pigmentada” e “o risco aumentou significativamente quando a tinta capilar de hena foi utilizada por pessoas com um historial de dermatite de contacto”.

Por este motivo, Alia Ramazanova considera essencial primeiro “fazer-se sempre um teste de sensibilidade, para perceber se somos alérgicos a este produto, e só depois fazer uma coloração”.

Categorias:

Cabelo

14 Mai 2024 - 10:15

Partilhar:

PUB